quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Alma na Mão

Alma na Mão é o nome do novo livro de poesia e prosa de Altino Pinheiro, poeta açoriano de estilo livre e hermético. Os seus poemas são a materialização dos seus estados de alma, um reflexo biográfico, uma visão particular do mundo e das suas vivências que afinal são as mesmas de todos nós. Altino nasceu em 1967 na cidade da Ribeira Grande, é Life Coach Profissional, Hipnoterapeuta e Master em PNL formado por diversas escolas e institutos. 

Escreve poesia e prosa desde os 13 anos e aos quinze já publicava em jornais açorianos. Participante assíduo de inúmeros eventos de poesia nacional e internacional e em concursos literários. É autor de diversas crónicas e artigos de opinião publicados em jornais regionais e nacionais que refletem o humanismo nos tempos modernos. Este é o seu terceiro livro de autor, além de outros quatro publicados em regime de participação conjunta.

O livro tem o prefácio da escritora espanhola Laura González, referindo-o de grande profundidade, de autenticidade e de crítica para uma sociedade híper conectada e vazia. Este livro abre-nos uma janela poética para a atual sociedade de consumo, as dicotomias e o sentido de viver. Uma reflexão íntima e sincera através da qual, nos oferece a possibilidade de encontrarmos nós mesmos e quem sabe também de entender os outros. O consagrado pintor português João Paramés, dispôs-se a colaborar nesta obra com um desenho em acrílico e que também intitulou de Alma na Mão.

Este livro é publicado pela Vento Encanado Produções, foi lançado no dia 12 de agosto na Vila de Terena, no Alentejo e será apresentado nos Açores no dia 23 de Setembro no Museu de Cultura da Ribeira Grande. Está à venda em diversas livrarias do continente e Açores e nas distribuidoras online Wook e Bertrand da Porto Editora. A receita da venda deste livro reverte a favor da Rede Ser, associação de desenvolvimento humano e interação social.


Lançamento Alma na Mão - 12 Agosto 2017 - Terena





































domingo, 16 de julho de 2017

pó és ilha
















Tu és pó
Espalhado pelo oceano infindo  
Deserto de areia em movimento
Movediço…

Tu és pó
Fragmento de rocha quebrada
Areia, terra, lava
Nada mais que pó
Leve, efémero
Como um poema não escrito
Fragmento de rocha
E mais nada

Tu és pó
Uma Ilha
Mergulhada num poema intenso
Pó da ilha
Poesia

2015

sábado, 15 de julho de 2017

Alma na Mão 2017

A Vento Encanado tem o prazer de apoiar mais uma publicação do autor açoriano Altino Pinheiro. 
Alma na Mão um livro cheio de sentimentos transformados em poesia e prosa poética. Um reflexo biográfico do autor, uma visão particular do mundo de ontem e de hoje, e das suas vivências que são afinal as mesmas de todos nós.


Com prefácio e participação especial da escritora espanhola Laura Gonzaléz, Alma na Mão vai ser lançado no dia 12 de agosto no Alentejo e apresentado nos Açores em setembro. Vai estar à venda em diversas livrarias nacionais e regionais.

domingo, 9 de abril de 2017

Beija-me de novo

Se te desse um beijo
Por cada quilometro que corres
Por cada noite que não dormes pensando em mim
Por cada palavra que compõe o teu poema

E se te desse a minha vida em vez de um beijo?
Que farias tu com ela?

Se a minha boca fosse mar
Beijava-te de novo com as minhas ondas de verdade
Se os meus braços fossem o céu
Abraçava-te de novo com estrelas de saudade

Que farias se te desse a minha vida?
A vida e a alma...
Ou se te desse um beijo agora?

Dava-te a vida para beijar-te de novo
Empresta a tua boca à minha alma
Ou beija-me de então.
Para ter vida de novo

09.04.2017